A primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA com 32 times, realizada em 2025 nos Estados Unidos, terminou com o Chelsea como campeão após vencer o PSG por 3 a 0. A próxima edição, marcada para 2029, já tem quatro equipes classificadas: Al-Ahli (Arábia Saudita), Cruz Azul (México), PSG (França) e Pyramids (Egito). Esses clubes asseguraram suas vagas ao vencerem suas respectivas competições continentais em 2024/25, como a Liga dos Campeões da Ásia, Concacaf, UEFA e África.


A confusão na final de 2025, com a agressão de Luis Enrique, técnico do PSG, a João Pedro, do Chelsea, marcou o torneio. A FIFA analisa o caso, e o treinador pode enfrentar suspensão ou multa. Apesar disso, o PSG já está garantido em 2029, graças ao título da Champions League 2024/25, conquistado com uma goleada de 5 a 0 sobre a Inter de Milão.[](https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2025/07/13/quatro-times-ja-estao-classificados-para-a-copa-do-mundo-de-clubes-de-2029-veja-lista.ghtml)


O Al-Ahli, liderado pelo brasileiro Roberto Firmino, venceu a Liga dos Campeões da Ásia por 2 a 0 contra o Kawasaki Frontale. O Cruz Azul dominou a Concacaf com um 5 a 0 sobre o Vancouver Whitecaps, enquanto o Pyramids surpreendeu o Mamelodi Sundowns na África, vencendo por 3 a 2 no agregado. Esses resultados mostram a força de clubes de diferentes continentes.

A América do Sul conhecerá seu primeiro representante em 29 de novembro de 2025, na final da Libertadores, em Lima, no Peru. Seis times brasileiros — Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Flamengo e Fortaleza — estão nas oitavas, aumentando as chances de um representante do Brasil. A Conmebol terá seis vagas, quatro para campeões da Libertadores (2025-2028) e duas por ranking.

A FIFA ainda não definiu a sede do Mundial de 2029, mas Brasil, Espanha, Portugal, Marrocos, Catar e Austrália estão na disputa. O formato do torneio deve manter 32 equipes, com 12 vagas para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para Ásia, África e Concacaf, uma para a Oceania e uma para o país-sede. A dúvida é se o Chelsea, atual campeão, terá vaga garantida.


A competição de 2029 promete ser histórica, com clubes se planejando para montar elencos competitivos. A aceitação do novo formato pelos torcedores, após o sucesso de 2025, anima a FIFA, que planeja manter o torneio a cada quatro anos, antes da Copa do Mundo de seleções. A expectativa agora é pela definição dos próximos classificados e da sede.